Lideranças do Sistema COFECI-CRECI se reuniram com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na sede do CRECI-SP, para pedir apoio aos corretores de imóveis frente às recentes medidas restritivas ao segmento imobiliário, adotadas pelo governo federal. Documento redigido pelo presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, expôs ao ministro panorama atual do setor e propôs iniciativas para o aquecimento mercadológico.
Kassab é corretor de imóveis e já foi dirigente do CRECI-SP antes de disputar cargos eletivos na política nacional. Participaram do encontro o presidente do COFECI e os presidentes do CRECI-SP, Augusto Viana – o anfitrião do encontro –, CRECI-RJ, Manoel Maia, CRECI-MG, Paulo Tavares, e CRECI-SE, Sérgio Sobral. Um dos principais temas abordados foi a recente alteração no percentual financiado pela Caixa Econômica Federal para imóveis novos e usados.
“Essas alterações nos causam grande preocupação. Por isso, mobilizamos o ministro, que nos atendeu prontamente, para expor e defender a ótica da nossa categoria neste momento que o país atravessa”, explicou o presidente Teodoro. A Caixa Econômica Federal é o principal agente financiador do crédito imobiliário no Brasil. Com a elevação recente dos juros, as condições dos bancos privados estão mais competitivas.
“Quando alguém vende um imóvel usado, em geral, é para adquirir outro que julga ser melhor para si e sua família. Esse movimento gera o aquecimento do mercado”, destaca Teodoro. “Muitas famílias já estão repensando a compra do imóvel por conta dessa medida”, comentou o presidente do CRECI-SP. Viana acredita que a entrada de 50%, estipulada recentemente pela CEF, está muito longe da realidade financeira de muitos brasileiros, mesmo que o valor das casas e apartamentos usados seja, tradicionalmente, mais acessível à renda desses compradores.
O ministro Kassab externou solidariedade aos argumentos apresentados e selou o compromisso de ser o porta voz dos corretores perante o governo federal. “Como ministro, pude receber, com muita honra, uma série de avaliações, reflexões e reivindicações do setor. Assumi o compromisso de ser parceiro dos corretores no encaminhamento junto ao governo federal de todas essas questões. A partir de agora, os corretores de imóveis sabem que contarão comigo no encaminhamento das reivindicações da categoria”, declarou Kassab.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema COFECI-CRECI