Últimas Notícias

COFECI lança, nesta quarta, a Agenda Legislativa no Congresso

Documento reúne projetos prioritários para os corretores de imóveis em 2025

O Sistema Cofeci-Creci lançará, nesta quarta-feira (2), a Agenda Legislativa dos Corretores de Imóveis de 2025, documento que reúne os principais projetos de lei de interesse do setor imobiliário no Congresso Nacional. O evento, restrito a convidados e à imprensa, acontecerá a partir das 19h30 no Restaurante Nau, em Brasília (DF), e contará com a presença de lideranças do setor imobiliário, parlamentares e representantes do Executivo.

A Agenda Legislativa destaca iniciativas essenciais para fortalecer a regulamentação da profissão e garantir segurança negocial e jurídica para os cerca de 650 mil corretores de imóveis e 74 mil Imobiliárias em atividade no Brasil. Entre os temas prioritários estão a reformulação da Lei nº 6.530/1978, que regulamenta a profissão, a inclusão do corretor de imóveis no rol de atividades essenciais, a modernização das normas para atuação no mercado digital e a inclusão das atividades de avaliação imobiliária no rol das atividades dos corretores de imóveis.

Outro projeto relevante na pauta do COFECI é a defesa da isenção do Imposto de Renda sobre ganhos de capital em operações de venda de imóveis quando os recursos forem utilizados para a aquisição de um novo bem. A proposta busca estimular a movimentação do mercado imobiliário e facilita a troca de imóveis por famílias em crescimento ou em busca de melhor qualidade de vida.

A entidade também apoia a regulamentação do trabalho autônomo digital, visando garantir a segurança jurídica para corretores que atuam em plataformas online. O objetivo é assegurar direitos compatíveis com as novas formas de intermediação digital, reconhecendo a evolução tecnológica e a necessidade de modernizar a legislação.

O setor imobiliário tem papel estratégico na economia brasileira. Em 2023, o segmento movimentou aproximadamente R$ 340 bilhões, representando cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do COFECI. Além disso, o setor é responsável por mais de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos, abrangendo desde a intermediação de vendas até a construção civil, reforçando sua relevância para o desenvolvimento socioeco-nômico do país.

De acordo com João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci, a entrega da Agenda Legislativa é um marco para a representatividade política da categoria. “Com a Agenda Legislativa, estabelecemos um canal direto com os Poderes Legislativo e Executivo para garantir que as demandas dos corretores sejam ouvidas e consideradas. Nosso objetivo é assegurar a valorização da profissão e a proteção dos interesses dos profissionais e consumidores”, afirma Teodoro.

Entre outros projetos destacados na Agenda estão, ainda, a defesa de uma política nacional de habitação que amplie o acesso ao crédito imobiliário, a regulamentação do direito de exclusividade em contratos de corretagem e a modernização do Código Civil em te-mas relacionados à intermediação de imóveis.

Pedro Nogueira Lima (PI), VP de Relações Parlamentares do COFECI, ressalta a importância do diálogo contínuo com o Congresso Nacional. “Nossa presença ativa no debate legislativo é fundamental para acompanhar as mudanças do mercado e assegurar que as políticas públicas reflitam os interesses do setor imobiliário e da sociedade. A Agenda Legislativa representa um passo decisivo para ampliar a voz dos corretores de imóveis em Brasília”, destaca Nogueira Lima.

O lançamento da Agenda Legislativa do COFECI reforça a importância do setor imobiliário na economia brasileira. Com a crescente digitalização do mercado e a necessidade de regulamentações atualizadas, a iniciativa visa garantir que os corretores de imóveis estejam preparados para os desafios futuros, enquanto defendem os direitos e interesses da categoria em âmbito nacional.


  Edital de Procedimento de Licitação nº 002/2025 COHAB - CT

 

AVISO PL 2 2025 COHAB Alienação Q16 L04 Moradias Abaeté

Nota de esclarecimento - Cancelamento do Convênio com a Unimed

Informamos que, no final de dezembro, a Unimed solicitou o cancelamento do convênio do plano coletivo por adesão utilizado pelos corretores de imóveis.

Essa decisão foi tomada exclusivamente pela Unimed, e, após análise jurídica, não há possibilidade de reversão.

Para acessar a nota de esclarecimento, CLIQUE AQUI

COMUNICADO OFICIAL: ALERTA SOBRE SITE FALSO

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) informa que identificou a existência de um site falso: https://regularizecreci.govbrx.com/. Ressaltamos que este endereço não possui qualquer vínculo com o Creci-PR e está sendo utilizado para práticas ilícitas.

Esclarecemos que o site oficial do Creci-PR é: www.crecipr.gov.br. Recomendamos cautela ao acessar links ou realizar procedimentos relacionados ao Conselho e orientamos que sempre verifiquem a autenticidade do endereço eletrônico.

Em caso de dúvidas, solicitações ou suspeitas, o Creci-PR permanece à disposição por meio dos seguintes canais:

📞 Telefone: (41) 3262-5505
📧 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Reforçamos o nosso compromisso com a segurança da categoria e a proteção do mercado imobiliário. Contamos com a colaboração de todos para compartilhar este comunicado e evitar que outras pessoas sejam vítimas de fraudes.