A Operação Veraneio 2015/2016 do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Creci-PR, foi lançada no dia 14 de dezembro. A cerimônia de abertura, realizada na delegacia do Creci em Matinhos, contou com a presença de lideranças do setor imobiliário, funcionários e diretores. Com o objetivo de combater o exercício de contraventores, este ano, o logotipo da operação contará com a frase: EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO É CASO DE POLÍCIA - Artigo 47 do Decreto-Lei nº 3.688/41.
Além de fiscalizar o exercício ilegal e orientar a população sobre como alugar ou comprar um imóvel de forma segura, a operação terá também a parceria com as prefeituras de Matinhos e Guaratuba para a retirada de placas irregulares. O trabalho conjunto, entre o Creci e as prefeituras, diminui a poluição visual dos municípios e coíbe o exercício de contraventores nos principais acessos às praias.
Os funcionários do departamento de fiscalização do Creci-PR serão deslocados para o litoral durante os 25 dias de operação. Os agentes fiscais trabalharão em todas as praias e em Paranaguá.
A Operação Veraneio de 2014 obteve excelentes resultados. Durante o período, os agentes fiscais lavraram 255 autos de constatação regular, 152 autos irregulares, 159 diligências, 79 autos regulares eletrônicos, 23 autos de exercício irregular da profissão e 84 notificações.
Segundo o presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior, a operação veraneio tem superado as expectativas desde que entrou em vigor em 2012 ."Os resultados obtidos nas primeiras edições mostram que a presença maciça dos agentes fiscais diminui a presença de contraventores, gera maior segurança para a população e valoriza o trabalho dos bons profissionais”.