Confira dicas que ajudam a prevenir arrombamentos e furtos no período em que a residência fica vazia
Vai passar as festas de final de ano na praia ou tirar algumas semanas de férias em janeiro? Antes de partir para o descanso, vale a pena prestar atenção a alguns detalhes relacionados à segurança da residência que, vazia, pode se tornar alvo fácil para a ação de vândalos e criminosos.
A principal dica é adotar medidas que não deixem transparecer que o imóvel está vazio – luzes acesas durante todo o dia, por exemplo, nem pensar. Outra sugestão é contar com a colaboração dos vizinhos – ou de uma empresa especializada –, que podem ficar de olho no imóvel e avisar o proprietário caso algo fuja da normalidade.
Confira seis dicas simples para deixar a casa mais segura e evitar dores de cabeça durante as férias.
Informação
Evite falar sobre a viagem na rua ou perto de pessoas estranhas. Avise o síndico e/ou os vizinhos sobre o tempo em que estará fora e deixe contatos para que eles possam localizá-lo caso seja necessário. Da mesma forma, mantenha contato com eles para saber sobre a situação do imóvel.
Correspondência
Transfira, suspenda temporariamente ou peça para uma pessoa de confiança recolher correspondências, jornais e revistas no período em que estiver fora. O acúmulo deles dá sinais de que a casa está vazia.
Iluminação
Não deixe luzes acesas durante todo o tempo. Se possível, instale equipamentos com sensores de movimento ou que acendam as luzes à noite. Desligue, também, o telefone e a campainha.
Sem uso
Feche os registros do gás e da água. Tire os equipamentos eletrônicos da tomada e, se possível, desligue a chave-geral. Isso evita problemas relacionados a curtos-circuitos.
Cuidados
Não deixe objetos de valor, como bicicletas, expostos para fora da residência. Verifique e, se for preciso, reforce as trancas de portas e janelas.
Empresa de Segurança
Se possível, contrate uma empresa de monitoramento para fazer a segurança do imóvel. Neste caso, verifique se ela está registrada na Polícia Federal e se seus funcionários são credenciados e não têm antecedentes criminais.
Fonte: Gazeta do Povo