Desta maneira, lançar mão de certos "truques" para fazer a propriedade parecer maior é super válido. E quem acha que terá de gastar uma fortuna com isso está enganado, já que algumas soluções são bastante simples de executar.
Mãos à obra
Conforme orienta o arquiteto e consultor imobiliário, Alexandre Machado, a otimização de ambientes é particularmente eficiente em apartamentos , já que é comum existir mais de uma unidade à venda em um mesmo prédio.
Capriche nas cores: para "aumentar" os ambientes, prefira as cores claras e os tons pastéis. O azul claro ainda ajuda a passar a impressão de ambiente bem arejado. Apenas o verde claro deve ser escolhido com cuidado, para não deixar o ambiente parecendo um hospital.
Além disso, pintar sancas, rodapés e/ou batentes (de preferência com tons mais claros) é uma maneira de destacar os elementos e oferecer profundidade ao ambiente. Lembre-se ainda de escolher tecidos de tons claros para os estofados, principalmente se forem muito grandes.
Atenção aos móveis: tanto a escolha quanto o posicionamento dos móveis são fundamentais na hora de determinar a amplitude de um ambiente. Por isso, antes de comprar alguma peça, certifique-se de que sobrará um bom espaço para circulação.
Aproveite os móveis multi-função, como sofás-cama e caixas que podem armazenar objetos ou revistas e que fazem a vez de mesa de canto. Opte ainda por itens de decoração da mesma cor que a parede, o que mescla o móvel com o entorno e suaviza sua presença.
Iluminação: em primeiro lugar, aproveite ao máximo a iluminação natural para conseguir uma sensação de amplitude. Para isso, livre-se de cortinas pesadas e com tecidos escuros. Além disso, utilize a iluminação artificial para levar foco a determinados pontos do ambiente.
Abuse dos espelhos: além de proporcionar uma sensação incrível de amplitude, os espelhos auxiliam na distribuição da iluminação. Por isso, saiba que um modelo grande é melhor do que vários pequenos e que as molduras finas e sem muitos detalhes devem ser priorizadas.
Limpeza e organização: por fim, para atrair um futuro proprietário ou inquilino, deixe o ambiente limpo e arrumado. Lembre-se de que "mais é menos" e retire quadros, porta-retratos, coleções de pratos etc, para que não haja mais de um ponto focal no ambiente.
Fonte: Infomoney