RIO - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje, um dia depois da divulgação do pacote habitacional do governo federal, que pretende apoiar o processo de consolidação do setor da construção civil. "O objetivo do Banco é fortalecer as empresas de construção, dando suporte a companhias bem estruturadas que queiram adquirir empreendimentos imobiliários e que tenham menor acesso a crédito no mercado", diz nota do banco. A intenção da instituição financeira é atuar nesse sentido por investimentos em renda variável em empresas de capital aberto.
A primeira operação com esse propósito já foi divulgada hoje de manhã pela construtora e incorporadora imobiliária PDG Realty.
A empresa vai emitir debêntures conversíveis em ações em um valor que pode chegar a até R$ 276 milhões, dos quais a BNDESPar garante até R$ 155 milhões. O valor depende de acionistas com direito de preferência optarem ou não pela aquisição dos papéis.
De acordo com o banco, com os recursos obtidos, a PDG vai reforçar sua estrutura de capital. "Com isso, a empresa ganhará maior robustez para aquisição de empreendimentos e de sociedades do setor de construção civil e para a capitalização dos projetos adquiridos", diz a nota. O apoio do banco à consolidação do setor não faz parte formalmente do pacote habitacional lançado ontem, mas vai no mesmo sentido.
Fonte: Agencia Estado - ADRIANA CHIARINI
Link: http://www.estadao.com.br/economia/not_eco345477,0.htm