SÃO PAULO - Além de tendência, a consciência ecológica e a preocupação com a sustentabilidade do planeta também equivalem à economia, quando o assunto é design de interiores, segundo informa a arquiteta Fernanda Pinheiro.
De acordo com ela, optar por fibras naturais, em vez de madeira maciça, ou por couros sintéticos, no lugar do natural, por exemplo, pode resultar em uma economia de 10% a 15% nos gastos com decoração.
"Biodesign, materiais certificados e consciência ecológica são cada vez mais demandas importantes, exigidas pelas pessoas que querem decorar, reformar ou construir", disse a arquiteta.
Outras soluções
Ainda segundo Fernanda, soluções para consumir menos energia, como o aquecimento solar, materiais recicláveis e produtos que não explorem o extrativismo irresponsável estão em voga e cada vez mais serão itens obrigatórios em projetos de arquitetura.
Como dica, ela aconselha aos consumidores que querem ter uma casa mais adequada ecologicamente, mas, que não podem contratar os serviços de um bom profissional, que sempre prestem atenção à procedência dos materiais utilizados e acompanhem a compra dos produtos junto com os prestadores de serviços.
InfoMoney
Gladys Ferraz Magalhães
http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1595166&path=/suasfinancas/imoveis/