O contribuinte curitibano que extraviou o carnê do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pode tirar a segunda via pela internet, no site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br). Se o pagamento de alguma parcela deste ano ficou em atraso, o pagamento pode ser feito normalmente nas agências bancárias, pois o cálculo dos juros é feito no caixa. O pagamento em atraso não poderá ser feito em caixas eletrônicos.

Se alguma parcela do IPTU de 2006 ou dos anos anteriores estiver em aberto, o contribuinte também pode resolver o problema pela internet, desde que a dívida ainda não esteja sendo executada judicialmente. A Procuradoria Geral do Município oferece a possibilidade de pagamento parcelado dos débitos antigos. No menu de serviços, basta clicar em "Procuradoria", depois escolher a opção "D.A.M. Parc. Dívida Ativa".

Cidade - Curitiba tem 502 mil imóveis sujeitos à cobrança de IPTU e mais 68,6 mil imóveis isentos do imposto. A legislação municipal estabelece os critérios para isenção: imóvel residencial, com valor venal abaixo de R$ 26,9 mil (valor corrigido para 2007), área construída de até 70 metros quadrados e padrão simples de construção. Entre os imóveis sujeitos à cobrança, 338.503 são residenciais, 111.293 são comerciais e 52.666 são terrenos vagos.

O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, explica que a arrecadação do IPTU garante o andamento das obras e da prestação de serviços públicos da cidade. "É o imposto que mais se identifica com a cidade, porque assegura a manutenção urbana e dos serviços básicos. Por exemplo, no mínimo 25% de toda a arrecadação de IPTU é investida diretamente na área da Educação, e mais 15% na área da Saúde", afirma Sebastiani.
 
Fonte: Site Bem Paraná
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=31322&t=parcelamento-de-iptu-e-2-via-do-carne-estao-na-internet