SÃO PAULO – O principal objetivo das brasileiras com investimentos de longo prazo é a compra ou reforma do imóvel, apontou uma pesquisa realizada pela Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado. A resposta foi dada por 32% das mais de 2 mil mulheres contatadas.
De acordo com os dados, 26% das brasileiras não têm um objetivo específico para o investimento de longo prazo, enquanto 9% pensam na aposentadoria, mesma proporção daquelas que pensam em usar esses recursos para ter filhos ou terminar de criá-los até a faculdade.
Outros objetivos para o investimento de longo prazo apontados pelas mulheres foram comprar um automóvel (7% das respostas), fazer uma grande viagem de lazer (6%), fazer um curso (3%) e comprar uma roupa ou acessório (1%).
Os dados mostraram que as paulistanas estão mais preocupadas em comprar e reformar o imóvel, com 38% delas que deram essa resposta, contra 27% das cariocas. O motivo é mais forte entre as brasileiras com até 30 anos, sendo que 38% apontaram este motivo para investir no longo prazo.
Parceiros
Quando o assunto é poupança e investimento, a maioria das mulheres comprometidas conversa e toma decisões junto com o parceiro. Outras 44% investem separadamente, 3% deixam o assunto nas mãos deles e 2% decidem sozinhas os investimentos do casal.
As solteiras e separadas não sofrem influências de outras pessoas, sendo que 60% e 81% delas, respectivamente, escolhem individualmente como poupar e investir.
Entre as mulheres que não têm um relacionamento estável, 37% acreditam que o parceiro teria pouca ou nenhuma influência nas suas decisões de poupança e investimento.
Gasto das mulheres
A pesquisa questionou as mulheres sobre quais os gastos evitáveis e opcionais que mais consumiam seu dinheiro e 26% delas apontaram moda (roupas, sapatos e acessórios).
Em segundo lugar, estão as saídas para bares, restaurantes e danceterias, com 20% das respostas, seguidas de casa (reforma, decoração), com 17% das respostas, e beleza (cabeleireiro, salão de beleza), com 11%.
Por faixa etária, as mulheres com até 25 anos de idade possuem os itens de moda como principal gasto, com 34% delas que deram essa resposta. Já as mulheres entre 26 e 30 anos estão divididas entre moda e saídas.
As brasileiras acima de 30 anos gastam mais com produtos e serviços para a casa, que representam 24% de seus gastos evitáveis.
Fonte: InfoMoney
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